quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Notebook novo, Dual Boot Linux Mint 18 e Windows 10

Meu notebook velhinho já não estava com bom comportamento, a ventoinha fazia barulho e ele travava, uma vez eu abri o notebook, aspirei a entrada de ar e estava bem sujo, os travamentos diminuiram mas não acabaram, há muito tempo estava querendo um notebook novo então, para não correr o risco de ficar sem, pois faço tudo com meu notebook no meu dia-a-dia, do trabalho à diversão (pensa numa pessoa que não tem TV em casa), resolvi aposentá-lo, comprei um notebook novo parcelando em mil vezes, (parcelando bem que mal tem, não é mesmo? 😋)

Mas antes eu fiz uma pesquisa por um notebook adequado para games e me deparei com este site que achei maravilhoso:

Notebook Para Jogos Pesados
https://notebookparajogospesados.blogspot.com.br/2015/11/lancado-notebook-asus-x555lf-e-bom-para.html

O site lista os melhores notebooks para games por faixa de preço aí o usuário pode escolher o que se encaixa melhor em seu bolso.

Na época eu comprei o Asus X555L Series, com Intel Core i5, 5200U, 2,2GHz, placa de vídeo Nvidia Geforce 930M, Memória RAM de 6GB (2GB de memória dedicada), HD de 1 TB.

Até agora estou super satisfeita com a aquisição e imediatamente já fui fazer dual boot com Linux Mint 18. Agora consigo jogar os jogos que não conseguia antes e se dá pra rodar jogos dá pra fazer outras coisas pesadas também.

Ele veio com Windows 10, eu estranhei um pouquinho o visual dele, sempre gostei dos tradicionais Windows XP, Vista, 7... mas nunca achei aparência o mais problemático no Windows.

Apesar do notebook ser ótimo, não gostei muito do Windows 10, (mas é minha humilde opinião de usuária comum, não sou especialista em informática) tudo acontece com uma lerdeza que eu não tenho muita paciência, mas é porque eu fiquei mal, ou melhor dizendo, bem acostumada com o Linux.

Uma das coisas que eu achei chato, foi que eu estava usando o Windows 10 e ia entrar na Steam para jogar os jogos que não têm versão para Linux, tipo Resident Evil, Silent Hill, entre outros, mas enfim... e o Windows avisou que havia atualizações importantes, eu confirmei e pensei: "deve demorar só 20 minutos, chutando alto" que boba que eu fui, fui fazer outras coisas e demorou 1 hora para chegar a 5%. Lembre-se que o Windows impede que você continue trabalhando no computador quando faz esse tipo de atualização, além de demorar 1 hora para chegar a 5% ele exibe a mensagem: "O computador poderá ser reiniciado várias vezes durante o processo" ou algo do tipo, não lembro a expressão exata. Tomara que ele faça a atualização sozinho e não fique pedindo ação do usuário. Eu não tive paciência para esperar, e reiniciei o notebook mas entrei no Linux. Provavelmente fiz uma terrível besteira, não é recomendável reiniciar o computador nesses momentos de atualização, mas vou ver como lidar com isso mais tarde.

Eu não lembro do Linux fazendo algo assim, de atualizar o sistema impedindo o usuário de usar o computador enquanto atualiza, deve haver um motivo razoável para essa diferença, talvez os tipos de atualizações de cada sistema operacional sejam para chegar a efeitos diferentes. Talvez as atualizações do Linux sejam superficiais o bastante para não impedir que o usuário continue trabalhando durante as atualizações. Não sei por que motivo, mas eu perdi a paciência quando vi que demorou 1 hora para chegar a 5%. Não é recomendável quando você liga o Windows 10 com aquela empolgação e alegria para fazer algo, tipo jogar videogame, ou se você tem urgência para fazer algo muito importante, pois aguardar 1 hora para chegar a 5% de processo concluído é muito frustrante.

É claro que eu também devo ter problemas com ansiedade, mas acho que até as pessoas consideradas Zens perderiam a paciência numa hora dessas...

Mas eu estou de volta no bom e velho Linux, (bendito dual boot)...

Para atualizar o sistema no Linux Mint você vai em Menu -> Administração -> Gerenciador de Atualizações. Se houver pacotes a instalar/atualizar ele vai apresentar uma lista deles e você clica em Instalar Atualizações.

Não sei dizer se demora ou se é rápido, pois geralmente eu faço outras coisas no computador enquanto o sistema do Linux Mint 18 se atualiza, então se o processo demora ou não, acaba não fazendo muita diferença para mim.

Para fazer uma atualização que te impeça de usar o computador você deve instalar uma nova distro de Linux, mas você pode baixar enquando trabalha, gravar o arquivo de intalação em CD/DVD enquanto trabalha, só na hora de instalar que você ficará impossibilitado de usar o computador,

Você deve ficar de olho se há alguma alteração significativa na distro do Linux que compense dispor de uma horinha ou menos para instalar, você mesmo toma a iniciativa de fazer a instalação e é de graça, ele não vai interromper seu trabalho para forçar uma atualização que às vezes não melhora em nada o desempenho do computador, pelo menos perceptivelmente, como acontece no Windows...

Eu que migrei para Linux, minhas únicas limitações por enquanto são jogos que só rodam em Windows, o resto estou conseguindo fazer no Linux e conforme vou descobrindo mais coisas vou postando aqui.

Um amigo me disse que se for a atualização de aniversário ela demora, pois praticamente instala todo o Windows 10 de novo na máquina mas que dá pra fazer à noite, pois ele faz sozinho sem solicitar ação do usuário. Não importa quantas atualizações o Windows faça, ele sempre vai ser lento.

Texto interessante: Por que nerds usam linux?
http://meupinguim.com/por-que-nerds-usam-linux/

Nenhum comentário:

Postar um comentário